Ronaldinho foi liberado para jogar após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)Flamengo e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, às 17 h (de Brasília), no Engenhão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro em duelo marcada por uma polêmica envolvendo Fabrício e Ronaldinho. Na última quarta-feira, o volante ironizou quando questionado em entrevista coletiva se o meia-atacante seria punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da expulsão contra o Ceará. "Você acredita? CBF (Confederação Brasileira de Futebol)? Flamengo?", afirmou, prevendo a absolvição do jogador, que seria confirmada dois dias depois.
Curiosamente, enquanto Ronaldinho está liberado para encontrar Fabrício e os demais cruzeirenses neste domingo, Heleno, justamente o atleta que se envolveu em uma troca de empurrões com o astro da Seleção Brasileira em Fortaleza, no dia 15 de outubro, acabou penalizado com duas partidas de suspensão. Heleno não defende o Ceará na rodada, na visita ao Avaí.
Além da polêmica, o confronto reúne duas equipes com objetivos opostos. O time rubro-negro, com 52 pontos, necessita da vitória para permanecer na zona de classificação à Copa Libertadores de 2012, além de continuar alimentando o sonho do título. Já a equipe celeste, com 34 pontos, pretende se distanciar da zona de rebaixamento.
Em comum as duas equipes têm a necessidade de reação após serem derrotadas na rodada passada. O Flamengo sofreu uma virada histórica do Grêmio, fora de casa, por 4 a 2. Já o Cruzeiro, no mesmo estádio carioca, caiu por 1 a 0 diante do Botafogo.
"Nosso resultado contra o Grêmio não era aquele que a gente esperava e precisamos recuperar aqueles pontos o mais rapidamente possível. Além disso, trata-se de um confronto em nossa casa e não podemos pensar em outro final para que não seja uma vitória", diz o meia Thiago Neves.
Para que essa missão seja concretizada os jogadores do Flamengo esperam contar com o apoio dos torcedores. "Eles costumam fazer a diferença quando jogamos no Rio de Janeiro. Sabemos que o último resultado não agradou, mas precisamos muito do apoio da torcida neste momento. Não podemos abrir mão de nada que possa nos ajudar", afirma o lateral esquerdo Júnior César.
Diante do Cruzeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o meia Renato Abreu, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido contra o Grêmio. O jovem Thomás será o substituto. Outra mudança no meio-campo é o retorno do volante Maldonado, que cumpriu suspensão contra os gremistas e vai compor dupla de proteção à zaga com Aírton, já que Willians segue afastado pela comissão técnica devido a indisciplina.
Já o time mineiro não terá o zagueiro Naldo, que sofreu um acidente doméstico que resultou em um corte no joelho esquerdo. Em compensação, o Cruzeiro terá o retorno do volante Fabrício, que está curado de um estiramento na panturrilha.
O treinador Vágner Mancini está ciente das dificuldades de atuar no Rio, mas frisa que o Cruzeiro tem como característica histórica se destacar pela ofensividade. Então, mesmo sabendo que vai enfrentar um adversário que briga pelo título nacional e que terá o apoio da torcida, Mancini espera uma postura agressiva.
"O que eu espero é que seja um time que tenha muita coragem. O Cruzeiro tem por raízes ser uma equipe que joga futebol, que sai de trás, que envolve também. Devemos ter mais gente no Engenhão do que no último jogo, o que de certa forma faz com que o jogo ganhe em termos de atmosfera. Então, nós temos que pegar esse gancho e fazer com que todos os detalhes sejam favoráveis", declarou.
Para o volante Marquinhos Paraná, o único resultado que interessa é uma vitória. "Empate é ruim, porque os times estão muito próximos. Está na hora de dar um basta jogando fora, temos que conseguir a vitória. O momento do Flamengo é melhor no Brasileiro, mas isso não quer dizer nada, um jogo desses é de que os jogadores gostam. Vamos procurar fazer o que treinamos para buscar a vitória", finalizou.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram em Minas Gerais e o Flamengo ganhou por 1 a 0, com um gol marcado pelo atacante Deivid.