Desfalcados, Cruzeiro e Inter vão para o tudo ou nada no Brasileiro
Montillo e Damião encabeçam lista de ausências do jogo, que tem mineiros lutando para deixar o Z-4 e gaúchos tentando se aproximar do G-5
Cruzeiro e Internacional já foram protagonistas de diversas partidas memoráveis, entre elas semifinais de Libertadores e decisão de título brasileiro. Mas o cenário para o duelo deste domingo é bastante diferente de outros tempos. Correndo sério risco de rebaixamento, a Raposa encara um Colorado que ainda não deslanchou na competição e, nesta rodada, tenta no máximo se aproximar do G-5.
Em 17º lugar, com 34 pontos, o Cruzeiro atravessa uma das piores crises de sua história e não admite outro resultado que não seja a vitória na partida de 19h na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O pensamento do Inter é o mesmo, apesar de a situação colorada ser bem mais tranquila, já que o time de Dorival Júnior ainda sonha com a vaga na Libertadores do ano que vem. Está em oitavo lugar, com 51 pontos.
Na tentativa de alcançarem seu objetivo, os times não poderão contar com seus maiores astros. Contundido, o argentino cruzeirense Montillo fará companhia ao atacante colorado Leandro Damião, suspenso, na lista de ausentes.
O SporTV transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, menos para o estado de Minas Gerais, e o GLOBOESPORTE.COM mostra os lances em Tempo Real.
Cruzeiro: Vágner Mancini vai esperar o zagueiro Victorino, que disputou pela seleção do Uruguai a partida contra o Chile, na última sexta-feira, pelas eliminatórias da Copa de 2014. O treinador deverá utilizar o esquema 4-4-2, e se o uruguaio tiver condições será escalado. O lateral Vítor deve voltar ao time, já que atuou em boa parte dos treinamentos durante a semana. O provável Cruzeiro será formado por Fábio; Vítor, Naldo (Victorino), Léo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Fabrício, Marquinhos Paraná e Roger; Wellington Paulista e Farías.
Inter: o time tem mudanças em todos os setores. Com quatro novos desfalques, terá Bolívar na zaga, Fabrício na lateral esquerda, Elton no meio e Gilberto no ataque. Dorival Júnior também preferiu trocar Andrezinho por Tinga. Com isso, o time colorado irá a campo com Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Fabrício; Elton, Bolatti, Tinga, D’Alessandro e Oscar; Gilberto.
Cruzeiro: o grande desfalque do Cruzeiro é o meia Montillo, com estiramento na coxa direita. O volante Everton ainda se recupera de lesão no joelho esquerdo. O atacante Wallyson também está em recuperação, porém, de fratura no tornozelo esquerdo. O volante Charles e o atacante Anselmo Ramon estão suspensos.
Inter: o time colorado não tem o zagueiro Juan, o lateral-esquerdo Kleber, o meia Ilsinho e o atacante Leandro Damião, suspensos, o volante Guiñazu, a serviço da seleção argentina, o zagueiro Rodrigo e o atacante Jô, lesionados.
Cruzeiro: Anselmo Ramon, Charles, Élber, Gabriel Araújo, Marquinhos Paraná, Naldo e Wallyson.
Internacional: Bolatti, Fabrício, Tinga e João Paulo.
O aspirante ao quadro da Fifa Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Vicente Romano Neto (SP) e João Nobre Chaves (SP). Ao todo, Luiz Flávio participou de nove jogos, aplicou 42 cartões amarelos (média de 4,6) e dois vermelhos (média de 0,2), marcou 313 faltas (média de 34,7) e dois pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelhos e 35,3 faltas. Destes amarelos, 23 foram para mandantes e 16 para visitantes. Ele apitou dois jogos do Colorado e nenhum do Cruzeiro na Série A deste ano: Coritiba 1 x 1 Inter, pela quinta rodada, e Inter 4 x 2 América-MG, pela 22ª.
Cruzeiro: o atacante Wellington Paulista volta ao time titular por causa da suspensão de Anselmo Ramon. O jogador vem demonstrando muita confiança na permanência do clube na Série A e já avisou que será o cobrador de pênaltis do time, caso haja oportunidade na partida.
Inter: Gilberto ressuscitou no Inter. Sumido desde a chegada de Dorival Júnior, em parte por culpa de duas lesões, ele ganha chance como titular contra o Cruzeiro. Destaque no Campeonato Pernambucano pelo Santa Cruz, fez o clube gaúcho entrar em uma disputa com o Corinthians por ele. No Sul, Gilberto não fez gols ainda. Com Dorival, não teve um segundo sequer de oportunidade. Antes, com Falcão, era um dos reservas mais importantes.
Leandro Guerreiro, volante do Cruzeiro: “Independentemente de quem vier, o Inter tem um elenco muito grande, de dar inveja a qualquer grupo. Não tem Damião, mas tem outros jogadores importantes. Sabemos que o Inter tem jogadores de qualidade e teremos que fazer marcação forte. Nessa fase que estamos vivendo, se deixarmos o mínimo de espaço na nossa defesa parece que a bola entra. Não podemos falhar de maneira alguma. É ter concentração nos 90 minutos para não vacilar”.
Dorival Júnior, técnico do Inter: “O que aconteceu com o Cruzeiro não tem como explicar, pelo bom momento que teve nos primeiros seis meses do ano. É uma equipe forte, bem montada. Não acredito que o Cruzeiro permaneça por muito tempo na zona (de rebaixamento). Mesmo com alterações, se mantém uma equipe forte. Será um jogo de muitas dificuldades. Espero que o Internacional faça uma grande partida. São jogadores de qualidade, que vivenciam o clube há um longo tempo e virão acima do limite para buscar uma recuperação”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Dorival Júnior foi o técnico que levou o Cruzeiro à Libertadores de 2008. Porém, mesmo com a vaga, foi demitido do comando do time ao fim do Brasileiro de 2007.
* Será o primeiro confronto entre as equipe no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
* As duas equipes se enfrentaram 32 vezes em Minas Gerais, com 17 vitórias do Cruzeiro, 10 empates e cinco vitórias do Internacional.
* Dos dois gols que o volante Leandro Guerreiro marcou no Brasileiro, um foi contra o Colorado, na derrota celeste por 3 a 2, no Beira-Rio, no primeiro turno. O jogador começou a carreira no Internacional.

No dia 7 de julho deste ano, o Internacional venceu o Cruzeiro por 3 a 2, no Beira-Rio, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa saiu na frente com Anselmo Ramon, mas o Colorado virou o placar com D’Alessandro, Andrezinho e Leandro Damião. Leandro Guerreiro descontou para os mineiros. Na partida, a nota triste ficou por conta do atacante Wallyson, que sofreu fratura no tornozelo, sozinho, em um chute a gol.