Com o principal rival nos calcanhares, Cruzeiro encara o líder Corinthians

16/10/2011 08:02

 

Raposa e Timão se enfrentam de olho no confronto entre Vasco e 
Atlético-MG, adversários diretos nas duas pontas da tabela do Brasileirão

 

Os torcedores que comparecerem à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, neste domingo, às 16h (de Brasília), acompanharão um duelo atípico entre Cruzeiro e Corinthians. Acostumados a se enfrentar na parte de cima da tabela, o confronto entre Raposa e Timão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocará frente a frente o líder da competição contra uma equipe desesperada para fugir das últimas colocações.

Será a oportunidade de o Corinthians observar de perto o argentino Montillo, o sonho de consumo alvinegro para a temporada 2012. A diretoria do Cruzeiro, no entanto, garantiu que o jogador é praticamente inegociável.

Montillo, a propósito, viveu um drama particular nessa sexta-feira, já que filho Santino, de apenas um ano e sete meses, foi sofreu, de urgência, uma cirurgia no intestino. Após o procedimento, os médicos informaram que o quadro do garoto é estável, embora tenha que ficar internado mais alguns dias.

Com 31 pontos, o Cruzeiro está apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. Já o Corinthians, com 51, defenderá a liderança do torneio nacional. As duas equipes, assim que o árbitro encerrar a partida, ficarão de olho no confronto entre Vasco e Atlético-MG, em São Januário, que se inicia às 18h. O time carioca tem a mesma pontuação dos paulistas, mas perde no número de vitórias: 15 a 14. Já o Galo, principal rival, está um ponto atrás da Raposa.

A TV Globo exibe a partida para os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais (exceto Belo Horizonte e Juiz de Fora), Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 15h30m.

header as escalações 2

Cruzeiro: pela primeira vez, desde que assumiu o comando da Raposa, o técnico Vágner Mancini escondeu a escalação da equipe. A maior mudança em relação ao time que empatou com o Bahia, na última rodada, deverá ser a saída do meia Roger. Fabrício, recuperado de um estiramento na coxa direita, retornará. Outra mudança poderá ser a entrada de Naldo na vaga de Léo, na zaga. O provável time deverá ser Fábio; Vítor, Léo (Naldo), Victorino e Everton; Marquinhos Paraná, Charles, Fabrício (Roger) e Montillo; Wellington Paulista e Keirrison.

Corinthians: o técnico Tite fará três mudanças na equipe que perdeu para o Botafogo. O volante Ralf retorna da Seleção Brasileira e entra na vaga de Moradei. Na lateral esquerda, Fábio Santos, machucado, dá lugar a Ramon. Já no ataque, a dúvida está no substituto de Jorge Henrique. Liedson, ausente dos últimos quatro jogos por causa de dores no joelho esquerdo, volta a ser relacionado e compete pela vaga diretamente com o volante Edenílson. A provável formação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson (Liedson), Alex e Danilo; Willian.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Cruzeiro: o atacante Bobô, com estiramento na coxa direita, está vetado, assim como Leandro Guerreiro, com lesão no joelho direito. Outro que também não joga é o atacante Wallyson, que fraturou o tornozelo esquerdo. Ele só voltará ao futebol na próxima temporada.

Corinthians: o lateral-esquerdo Fábio Santos lesionou o joelho esquerdo e deve ficar fora por 20 dias. Já o atacante Jorge Henrique está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Adriano foi poupado para melhorar o condicionamento físico. Emerson, outra opção para o sistema ofensivo, chega ao quarto jogo consecutivo sem ser relacionado em decorrência de dores na coxa direita.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Cruzeiro: Anselmo Ramon, Gabriel Araújo, Wallyson e Wellington Paulista.

Corinthians: Danilo, Paulo André, Ralf e Ramon.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

O aspirante ao quadro da Fifa Pablo dos Santos Alves (ES) apita a partida, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO). Ao todo, Pablo dos Santos participou de seis jogos, aplicou 37 cartões amarelos (média de 6,1) e um vermelho (média de 0,1), marcou 206 faltas (média de 34,3) e nenhum pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,3 faltas por partida até o início da 30ª rodada. Destes amarelos, 16 foram para mandantes e 21 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos de Cruzeiro ou Corinthians na Série A deste ano.

header fique de olho 2
Cruzeiro: o goleiro Fábio, ao lado de Montillo, é um dos poucos que se salvam da péssima campanha da Raposa na competição. O camisa um celeste foi o responsável direto pela conquista dos empates contra o São Paulo e Bahia.

Corinthians: com os problemas no ataque nas últimas rodadas, Danilo virou o centroavante do Corinthians e voltou a jogar bem como no início do Campeonato Brasileiro. O armador, dono de boa presença ofensiva na área, principalmente nas jogadas pelo alto, será uma das armas do Timão para tentar aproveitar as falhas da defesa cruzeirense.

header o que eles disseram

Vágner Mancini, técnico do Cruzeiro: “Temos que encarar o Corinthians. Minhas equipes jamais jogam atrás, esperando. Tem que ter marcação, mas que seja uma equipe agressiva, que ataque o Corinthians. Senão, deixamos a equipe deles à vontade em campo. O Corinthians é uma equipe que marca bem, tem uma objetividade tática muito rápida. Por isso, temos que manter a bola no ataque”.

Paulo André, zagueiro do Corinthians: “Precisamos usar o nervosismo do Cruzeiro. Nossa briga é mais importante que a deles. Temos de respeitá-los, mas tentando passar por cima deles para conseguir o campeonato. Nós perdemos no primeiro turno depois de uma ótima sequência de resultados. É a hora de dar o troco”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* No ano passado, o jogo do returno entre as equipes foi marcado pela polêmica. Após a marcação de um pênalti sobre Ronaldo, o volante Fabrício, do Cruzeiro, deixou o campo. Na ocasião, o técnico Cuca, então treinador celeste, colocou Wallyson na vaga do jogador.
* Será o duelo do atual vice-campeão brasileiro contra o terceiro colocado de 2010.

* A Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, será, pela primeira vez, palco do confronto entre os dois times.

* Foi a Raposa quem quebrou a invencibilidade de 11 partidas do Corinthians, no início do Campeonato Brasileiro.

header último confronto v2

 

No duelo do primeiro turno, o Cruzeiro levou a melhor diante de um Pacaembu lotado. Comandado pelo técnico Joel Santana, a Raposa venceu por 1 a 0, gol do atacante Wallyson, no segundo tempo da partida. O atacante, atualmente gravemente contundido, soltou uma bomba da intermediária, e a bola morreu, surpreendentemente, nas redes corintianas. Foi a perda da invencibilidade da equipe paulista no atual Campeonato Brasileiro.

https://www.youtube.com/watch?v=sobPRAZvLwE