Com o principal rival nos calcanhares, Cruzeiro encara o líder Corinthians
Raposa e Timão se enfrentam de olho no confronto entre Vasco e
Atlético-MG, adversários diretos nas duas pontas da tabela do Brasileirão
Os torcedores que comparecerem à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, neste domingo, às 16h (de Brasília), acompanharão um duelo atípico entre Cruzeiro e Corinthians. Acostumados a se enfrentar na parte de cima da tabela, o confronto entre Raposa e Timão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocará frente a frente o líder da competição contra uma equipe desesperada para fugir das últimas colocações.
Será a oportunidade de o Corinthians observar de perto o argentino Montillo, o sonho de consumo alvinegro para a temporada 2012. A diretoria do Cruzeiro, no entanto, garantiu que o jogador é praticamente inegociável.
Montillo, a propósito, viveu um drama particular nessa sexta-feira, já que filho Santino, de apenas um ano e sete meses, foi sofreu, de urgência, uma cirurgia no intestino. Após o procedimento, os médicos informaram que o quadro do garoto é estável, embora tenha que ficar internado mais alguns dias.
Com 31 pontos, o Cruzeiro está apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. Já o Corinthians, com 51, defenderá a liderança do torneio nacional. As duas equipes, assim que o árbitro encerrar a partida, ficarão de olho no confronto entre Vasco e Atlético-MG, em São Januário, que se inicia às 18h. O time carioca tem a mesma pontuação dos paulistas, mas perde no número de vitórias: 15 a 14. Já o Galo, principal rival, está um ponto atrás da Raposa.
A TV Globo exibe a partida para os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais (exceto Belo Horizonte e Juiz de Fora), Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 15h30m.
Cruzeiro: pela primeira vez, desde que assumiu o comando da Raposa, o técnico Vágner Mancini escondeu a escalação da equipe. A maior mudança em relação ao time que empatou com o Bahia, na última rodada, deverá ser a saída do meia Roger. Fabrício, recuperado de um estiramento na coxa direita, retornará. Outra mudança poderá ser a entrada de Naldo na vaga de Léo, na zaga. O provável time deverá ser Fábio; Vítor, Léo (Naldo), Victorino e Everton; Marquinhos Paraná, Charles, Fabrício (Roger) e Montillo; Wellington Paulista e Keirrison.
Corinthians: o técnico Tite fará três mudanças na equipe que perdeu para o Botafogo. O volante Ralf retorna da Seleção Brasileira e entra na vaga de Moradei. Na lateral esquerda, Fábio Santos, machucado, dá lugar a Ramon. Já no ataque, a dúvida está no substituto de Jorge Henrique. Liedson, ausente dos últimos quatro jogos por causa de dores no joelho esquerdo, volta a ser relacionado e compete pela vaga diretamente com o volante Edenílson. A provável formação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson (Liedson), Alex e Danilo; Willian.
Cruzeiro: o atacante Bobô, com estiramento na coxa direita, está vetado, assim como Leandro Guerreiro, com lesão no joelho direito. Outro que também não joga é o atacante Wallyson, que fraturou o tornozelo esquerdo. Ele só voltará ao futebol na próxima temporada.
Corinthians: o lateral-esquerdo Fábio Santos lesionou o joelho esquerdo e deve ficar fora por 20 dias. Já o atacante Jorge Henrique está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Adriano foi poupado para melhorar o condicionamento físico. Emerson, outra opção para o sistema ofensivo, chega ao quarto jogo consecutivo sem ser relacionado em decorrência de dores na coxa direita.
Cruzeiro: Anselmo Ramon, Gabriel Araújo, Wallyson e Wellington Paulista.
Corinthians: Danilo, Paulo André, Ralf e Ramon.
O aspirante ao quadro da Fifa Pablo dos Santos Alves (ES) apita a partida, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO). Ao todo, Pablo dos Santos participou de seis jogos, aplicou 37 cartões amarelos (média de 6,1) e um vermelho (média de 0,1), marcou 206 faltas (média de 34,3) e nenhum pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,3 faltas por partida até o início da 30ª rodada. Destes amarelos, 16 foram para mandantes e 21 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos de Cruzeiro ou Corinthians na Série A deste ano.
Cruzeiro: o goleiro Fábio, ao lado de Montillo, é um dos poucos que se salvam da péssima campanha da Raposa na competição. O camisa um celeste foi o responsável direto pela conquista dos empates contra o São Paulo e Bahia.
Corinthians: com os problemas no ataque nas últimas rodadas, Danilo virou o centroavante do Corinthians e voltou a jogar bem como no início do Campeonato Brasileiro. O armador, dono de boa presença ofensiva na área, principalmente nas jogadas pelo alto, será uma das armas do Timão para tentar aproveitar as falhas da defesa cruzeirense.
Vágner Mancini, técnico do Cruzeiro: “Temos que encarar o Corinthians. Minhas equipes jamais jogam atrás, esperando. Tem que ter marcação, mas que seja uma equipe agressiva, que ataque o Corinthians. Senão, deixamos a equipe deles à vontade em campo. O Corinthians é uma equipe que marca bem, tem uma objetividade tática muito rápida. Por isso, temos que manter a bola no ataque”.
Paulo André, zagueiro do Corinthians: “Precisamos usar o nervosismo do Cruzeiro. Nossa briga é mais importante que a deles. Temos de respeitá-los, mas tentando passar por cima deles para conseguir o campeonato. Nós perdemos no primeiro turno depois de uma ótima sequência de resultados. É a hora de dar o troco”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* No ano passado, o jogo do returno entre as equipes foi marcado pela polêmica. Após a marcação de um pênalti sobre Ronaldo, o volante Fabrício, do Cruzeiro, deixou o campo. Na ocasião, o técnico Cuca, então treinador celeste, colocou Wallyson na vaga do jogador.
* Será o duelo do atual vice-campeão brasileiro contra o terceiro colocado de 2010.
* A Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, será, pela primeira vez, palco do confronto entre os dois times.
* Foi a Raposa quem quebrou a invencibilidade de 11 partidas do Corinthians, no início do Campeonato Brasileiro.

No duelo do primeiro turno, o Cruzeiro levou a melhor diante de um Pacaembu lotado. Comandado pelo técnico Joel Santana, a Raposa venceu por 1 a 0, gol do atacante Wallyson, no segundo tempo da partida. O atacante, atualmente gravemente contundido, soltou uma bomba da intermediária, e a bola morreu, surpreendentemente, nas redes corintianas. Foi a perda da invencibilidade da equipe paulista no atual Campeonato Brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=sobPRAZvLwE